terça-feira, 27 de julho de 2010

Economia Mexicana - Parte 2

Retomando o assunto : Economia Mexicana, que foi iniciado num post anterior (Economia Mexicana - Parte 1), o asusnto será concluido nesta postagem.
A crise cambial teve efeitos devastadores sobre o sistema financeiro nacional, pondo em causa a sua solvência devido à quase exaustão das reservas internacionais do país e à necessidade de pagamento dos títulos de dívida pública de curto prazo emitidos em 1994. Neste contexto, as autoridades mexicanas foram forçadas a adoptar uma política de austeridade em 1995, a qual se traduziu numa quebra do PIB de 6,2% e no aumento significativo do nível geral de preços. Na segunda metade da década de 90, a adopção de políticas económicas prudentes permitiu a recuperação gradual da economia mexicana e o restabelecimento da confiança dos investidores internacionais.
Apesar do bom desempenho em termos macro-económicos, persistem ainda uma série de problemas estruturais que têm contribuído para a deterioração da competitividade externa da economia mexicana, destacando-se o excesso de burocracia, a relativa ineficiência da administração pública, o mau estado de conservação das infra-estruturas de transportes, em particular da rede rodoviária, a falta de investimento nos sectores da educação e investigação científica, a rigidez no mercado de trabalho, entre outros. Pela primeira vez na história do México, nenhum partido político tem uma maioria absoluta no Congresso Nacional, o que tem implicado uma relativa paralisia do sector legislativo e impedido a realização das reformas consideradas necessárias para o país poder concorrer num mercado cada vez mais aberto e competitivo.
A economia mexicana se baseia em : serviços, a indústria, o comércio, a agricultura e a exploração de minérios. Na produção agrícola se destacam: frutas (morango, laranja, limão, abacaxi, abacate, melão e manga), cereais (milho, cevada), feijão, cana-de-açucar e algodão.Também se destaca nos setores automotivos (Volksvagen, GM, Ford, Honda, BMW, Nissan e Mercedes-Benz), petroquímico (Pemex), têxtil e papeleira, cimento ( Cemex ) e construção, alimentos e bebidas (como FEMSA a 2ª maior envasadora de Coca-Cola do mundo e grupo Modelo), e mineral (ferro, zinco cobre, chumbo, magnésio, prata, mercúrio, enxofre e ouro.)

Fontes: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mexico/economia-do-mexico.php
http://www.infoescola.com/mexico/economia-do-mexico

Nenhum comentário:

Postar um comentário